Avançar para o conteúdo principal

Utiliza reforço positivo na sua sala de aula?

Durante décadas, várias estratégias de controlo do comportamento foram adotadas em contexto escolar. Os métodos tradicionais de educação incidiam essencialmente na punição e os comportamentos considerados adequados eram aprendidos através da repressão associada aos comportamentos desadequados. As crianças aprendiam a adotar comportamentos adequados para não serem punidos.


Atualmente, o reforço positivo tem sido uma estratégia cada vez mais adotada. Trata-se de um processo em que a ocorrência de um comportamento é fortalecida por uma consequência positiva que se segue à sua ocorrência. É uma técnica comportamental que contribui para a  alteração de comportamentos e é um estímulo específico que é utilizado após a identificação de determinado comportamento, sendo possível que reforce este comportamento e, assim, aumente a probabilidade que este se repita. Está associado a sensações de bem-estar, prazer e satisfação e revela-se um procedimento adequado na modificação do comportamento.

O professor, utilizando o reforço positivo como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem, potencia o processo de aquisição de conhecimentos. É importante que, para aplicação desta estratégia, se tenha em conta que cada criança tem diferentes características e diferentes necessidades, logo o incentivo pode não ser o mesmo para diferentes alunos.

A utilização de um reforço positivo individualizado permite aos alunos identificarem os seus pontos fortes e avaliarem as suas potencialidades de progresso. mais
fonte: https://oceanodepapel.pt/

Comentários