Utiliza reforço positivo na sua sala de aula?

Durante décadas, várias estratégias de controlo do comportamento foram adotadas em contexto escolar. Os métodos tradicionais de educação incidiam essencialmente na punição e os comportamentos considerados adequados eram aprendidos através da repressão associada aos comportamentos desadequados. As crianças aprendiam a adotar comportamentos adequados para não serem punidos.


Atualmente, o reforço positivo tem sido uma estratégia cada vez mais adotada. Trata-se de um processo em que a ocorrência de um comportamento é fortalecida por uma consequência positiva que se segue à sua ocorrência. É uma técnica comportamental que contribui para a  alteração de comportamentos e é um estímulo específico que é utilizado após a identificação de determinado comportamento, sendo possível que reforce este comportamento e, assim, aumente a probabilidade que este se repita. Está associado a sensações de bem-estar, prazer e satisfação e revela-se um procedimento adequado na modificação do comportamento.

O professor, utilizando o reforço positivo como estratégia facilitadora do processo de aprendizagem, potencia o processo de aquisição de conhecimentos. É importante que, para aplicação desta estratégia, se tenha em conta que cada criança tem diferentes características e diferentes necessidades, logo o incentivo pode não ser o mesmo para diferentes alunos.

A utilização de um reforço positivo individualizado permite aos alunos identificarem os seus pontos fortes e avaliarem as suas potencialidades de progresso. mais
fonte: https://oceanodepapel.pt/

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